Notícias

Transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo

Alunos e equipe da Apae em atividade no Dia da Cosncientização do Autismo

O dia 2 de abril, foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, como forma de conscientizar a população sobre o que é o transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Ituverava, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), promoveu entre os dias 1º a 5 de abril, a 2ª Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, com uma ampla programação, que incluiu bate-papos, várias atividades culturais e recreativas voltadas aos alunos. 

Na abertura, 1º de abril, foi realizado um bate-papo aberto ao público, com especialistas, que discorreram sobre o tema “Autismo, é preciso conhecer”. No dia 2, terça-feira, os alunos participaram da Sessão Azul, com exibição do filme “Procurando Dory”, no Centro Cultural “Cícero Barbosa Lima Júnior”.

Na terça-feira, a Apae promoveu um dia de recreação em suas instalações, com brinquedos da Sandra Peixoto e foram servidos lanches especiais. Na quinta-feira, 4, outras atividades recreativas foram desenvolvias, desta vez, com participação dos responsáveis pela entidade.

Fechando a Semana de Conscientização do Autismo, na sexta-feira, 5 de abril, os alunos participaram pela manhã, do Agita Ituverava, na Praça Dez de Março, e depois receberam a visita dos Doutores da Alegria.

Conscientização

A diretora pedagógica da Apae, Lucymara Bertinatto de Carvalho Sanches, fala sobre o evento. “A importância da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é despertar a sociedade quanto a necessidade da inclusão e respeito aos indivíduos com TEA”, disse.

“Lembrar a data também serve como alerta sobre o aumento da incidência do transtorno e promover diálogos relacionados às políticas públicas, de educação e saúde”, afirma. 

A Apae de Ituverava, segundo Lucymara, é a única instituição da Alta Mogiana que conta com uma equipe multidisciplinar exclusiva para o tratamento do TEA. “A equipe oferece atendimento individualizado, apoio aos familiares e promove a interação social e a inclusão escolar na rede regular”, completa Lucymara.

Instituição

A Apae de Ituverava, que é referência na Alta Mogiana em atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), atualmente atende a 46 alunos no PATEA (Programa de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista).

A instituição conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de pedagogia, educação física, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, psiquiatria, neurologia e ortopedia, totalizando 27 funcionários.

Mais fotos do evento no site www.tribunadeituverava.com.br.

Autismo: é preciso as pessoas se conscientizarem

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi criado pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 2008, para conscientizar a população mundial sobre esse transtorno neurológico que atinge 2 milhões de brasileiros e mais de 70 milhões de pessoas no mundo todo.

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Os principais sintomas são fobias, agressividade, dificuldade de aprendizagem e relacionamento. Importante ressaltar que existem diferentes graus e tipos de autismo, que atuam de forma única em cada pessoa. Também chamada de Transtorno do Especto Autista (TEA), o autismo engloba três quadros clínicos principais:

Autismo clássico: comprometimento nas áreas de interação, comportamento e linguagem, além de relevante déficit cognitivo.

Autismo de Alto funcionamento (Síndrome de Asperger): os portadores conseguem se expressar através da fala e são muito inteligentes, acima da média da população. Essa síndrome foi atribuída a grandes gênios da história do mundo como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein. Distúrbio Global do Desenvolvimento: em características do TEA, como alteração de interação e comportamento, mas não há um diagnóstico fechado.

Atenção com as crianças

Nas crianças, as principais alterações são na interação social, no comportamento repetitivo e na ausência ou atraso significativo do desenvolvimento da linguagem oral. Sempre válido se atentar para qualquer um desses sintomas.

Ainda sem cura, o autismo pode ser controlado com diversos tipos de tratamento e quanto mais cedo, melhor.

Livros que abordam o tema

A literatura vem abordando o autismo de forma suave e compreensível para aqueles que se enquadram no espectro, para quem conhece ou até mesmo para quem nunca ouviu falar sobre o TEA. 

As obras destinadas à temática mostram as características presentes no autismo e apresentam formas de conviver com elas, destinadas a qualquer pessoa que tenha interesse sobre o assunto. Uma delas é “O menino só”, de Andrea Viviana Taubman.

Prefeitura promove sessão de cinema para assistidos da Apae

A Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ituverava promoveram uma sessão de cinema para os assistidos da entidade. O evento foi terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os alunos estavam acompanhados por professores, cuidadores e profissionais da Apae, e assistiram a animação “Procurando Dory”, no Centro Cultural “Professor Cícero Barbosa Lima Júnior”.

O evento foi organizado pelo Secretário da Cultura, Turismo e Lazer, Wlamir Tony Lucas Ribeiro, representado a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; pela equipe da Apae, Lucymara Bertinatto de Carvalho Sanches – diretora pedagógica, representando o presidente da APAE, Márcio Roberto Gonçalves Vieira, Rosângela Borini – diretora administrativa e Ana Carolina Borini – psicóloga.

Instituição importante

Segundo o secretário da Cultura, na ocasião também foram distribuídas pipoca para os alunos. “Ficamos muito felizes pela oportunidade de proporcionar bons momentos para os assistidos da Apae de Ituverava, que é uma instituição muito atuante e importante em nosso município. Muito obrigado a todos que tornaram possível esse evento”, agradece Wlamir Tony Lucas Ribeiro.

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado elogia a iniciativa dos organizadores do evento. “Parabenizo a Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer e a direção da Apae de Ituverava pela realização desse evento que, com certeza, todos ficaram muito felizes. É muito importância que essa data não passe em branco, pois devemos cada vez mais conscientizar a população sobre o autismo. Parabéns a todos pelo trabalho”, ressalta a prefeita.

Fonte: Tribuna de Ituverava

A prefeita de Ituverava, Adriana Quireza Jacob Lima Machado, recebeu em seu gabinete na última quarta-feira, 17 de abril, membros da diretoria da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ituverava.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, estiverem presentes o presidente da Apae, Márcio Roberto Gonçalves Vieira; a diretora administrativa da instituição, Rosângela Borini; o secretário Executivo, José Sérgio Cerqueira; o secretário do Bem-Estar e Integração Social, Antônio Carlos Silva e o Chefe de Gabinete interino, Rodrigo dos Santos.

A prefeita e o presidente da Apae assinaram a renovação de convênio que permite repasses municipais para a entidade que, segundo a diretoria da Apae, é muito importante para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos pela instituição. O presidente da Apae, Márcio Gonçalves agradece à prefeita pela renovação do convênio. “Todos que conhecem a Apae de Ituverava, ficam maravilhados com a qualidade do trabalho desenvolvido e as instalações. Devemos muito ao apoio da Prefeitura, através da prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, a quem agradeço pela renovação do convênio”, agradece Màrcio Viera.

Reconhecimento

A prefeita destaca que é grande admiradora da Apae de Ituverava. “Com prefeita sinto-me honrada por renovar o convênio entre a Prefeitura e a Apae, em reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido pela diretoria e funcionários da Apae”, elogia Adriana.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Transtorno do Espectro Autista será abordado por meio de atividades desenvolvidas entre os dias 1º e 5 de abril

A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Ituverava, que é uma mais bem dirigidas do Estado, promove entre os dias 1º a 5 de abril, a 2ª Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, evento que contará com diversas atividades, como bate-papos e atividades culturais e recreativas.

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, a diretora da Apae, Lucymara Bertinatto de Carvalho Sanches fala sobre a 2ª Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista.

“A importância desse evento é promover a inclusão dos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na sociedade e conscientizá-la quanto ao aumento da incidência do transtorno. Vale ressaltar que a informação social a respeito do TEA é imprescindível para a inclusão”, afirma. 

Ainda de acordo com Lucimara, a Apae de Ituverava é referência na Alta Mogiana em atendimento ao transtorno do espectro autista e atende, atualmente, 46 alunos no PATEA (Programa de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista).

“Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar nas áreas de pedagogia, educação física, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, psiquiatria, neurologia e ortopedia, totalizando 27 funcionários”, observa.

A competente diretoria da Apae e comandada pelo engenheiro agrônomo Márcio Roberto Gonçalves Vieira.

Dia Mundial do Autismo é  comemorado em 2 de abril

Criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Autismo é comemorado sempre em 2 de abril, e marca a conscientização em torno do assunto.

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, e influência no comportamento do indivíduo. Segundo a ONU, são pelo menos 70 milhões de autistas no mundo, sendo que 2 milhões deles são brasileiros.

Ao longo dos anos, o autismo vem sendo debatido, discutido e pensado de forma mais profunda e humanizada. A sociedade tem abraçado a causa e está se conscientizando da importância de entender o autista e suas limitações.

Desde 1993, o Transtorno do Espectro Autista (nome original do autismo) é reconhecido como doença pela Organização Mundial da Saúde.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar: ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar com a doença.

Sintomas

Os sintomas do autismo incluem, entre outros, fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já começam a demonstrar sinais nos primeiros meses de vida: elas não mantêm contato visual efetivo e não olham quando a pessoa chama. 

A partir dos 12 meses, por exemplo, elas também não apontam com o dedinho. No primeiro ano de vida, demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas e, quando os pais fazem brincadeiras de esconder, sorrir, podem não demonstrar muita reação.

Diagnóstico

O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade.

Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) referem-se a um grupo de transtornos caracterizados por um espectro compartilhado de prejuízos qualitativos na interação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Os TEAs apresentam uma ampla gama de severidade e prejuízos, sendo frequentemente a causa de deficiência grave, representando um grande problema de saúde pública.

APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituverava.

Rua Marechal Floriano Peixoto, nº. 965.
Cidade Universitária
Ituverava - SP - 14.500.000

(16) 3839-1050
contato@apaituverava.org.br

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber novidades!